Por que a depilação a laser evita foliculite?

05/09/2022 Publicado por: Marketing Espaçolaser

A foliculite é uma das vilãs do pós-depilação: deixa a pele toda irritada e cheia de bolinhas que parecem acne. Porém, para tudo tem uma solução: com o laser, além de evitar a irritação da pele, a foliculite é eliminada e se torna sinônimo de métodos depilatórios antigos.

Por isso, no post de hoje, vamos entender a relação entre foliculite e depilação a laser!

O que é foliculite?

Foliculite é uma inflamação que ocorre nas áreas pilosas do corpo, onde nascem e crescem os nossos pelos. A foliculite traz bolinhas vermelhas na pele, que surgem normalmente após depilações comuns como cera ou lâmina, em decorrência de pelos encravados ou algum trauma no local depilado é comum aparecerem nas regiões da barba, virilha, glúteos, coxas e axilas.

Em outros casos, a foliculite pode aparecer devido a alguma infecção bacteriana, fúngica ou mesmo por vírus. Além da vermelhidão na pele, muitas vezes podem causar coceira e dor no local. Fora o uso de ceras ou lâminas, outros fatores também podem contribuir com a foliculite, como pessoas que usam roupas apertadas ou que já tiveram irritações na pele.

Você sabia que existem vários tipos de foliculite?

Podemos destacar a foliculite em dois grupos: o superficial (no qual as lesões ficam apenas na parte superior do folículo) e o profundo (que são os casos mais graves, que prejudicam todo o filamento).

Os sintomas da foliculite, em sua maioria, são as bolinhas vermelhas na pele (com ou sem prurido) e se assemelham muito com a acne. 

Por que aparece foliculite após a depilação?

A foliculite geralmente aparece após uma interferência feita na pele, o que desencadeia a liberação de glândulas sebáceas e faz surgir bolinhas vermelhas ou purulentas.

No caso das lâminas, podemos ressaltar que muitas vezes a depilação é feita na direção contrária ao crescimento do pelo, causando inflamação.

Cuidados após a depilação para evitar a foliculite

Caso você continue optando pela lâmina, é sempre importante fazer a depilação com a pele limpa. E depois, é bom passar um hidratante sem álcool e com princípios ativos com efeitos calmantes.

Como evitar a foliculite

Os pelos encravados e cortes superficiais são as principais causas para o aparecimento da foliculite. Fique atento para evitar o surgimento desagradável. No entanto, existem algumas formas de evitar a foliculite. 

Separamos aqui 3 dicas para você se ver livre deste mal. Veja:

Evite roupas muito justas e úmidas

Usar roupas úmidas por muito tempo favorece o aparecimento da foliculite. Evite uso prolongado de roupas de banho ou biquínis e também roupas justas. Além disso, algumas regiões do corpo são quentes e úmidas, o que atrai diretamente os fungos e bactérias. Portanto, troque essas roupas o mais rápido que puder evitando os casos da doença.

Evite banhos muito quentes

A água quente, somada aos sabonetes, deixa a pele bem mais ressecada e elimina as bactérias essenciais para a proteção do nosso corpo. A alta temperatura da água pode deixar a pele descamada e até com pequenas feridas, o que impulsiona muito a presença de organismos causadores da foliculite. 

Tome banhos mais curtos, evite usar água muito quente e tenha cuidado com o excesso de higiene com sabonetes antissépticos.

Mantenha a hidratação da pele

Pele hidratada é sinônimo de pele saudável. E beber muita água é fundamental nesse processo, afinal, é a principal fonte de hidratação do seu corpo. Use também hidratante corporal e facial, pois eles recuperam os nutrientes que são importantes para o corpo que são eliminados ao decorrer do dia. 

Benefícios da depilação a laser

A depilação a laser traz muitas vantagens, mas adiantamos que, comparadas às outras formas de depilação, ela se mostra como a mais segura e viável para as pessoas que querem se ver livres dos pelos. Confira outros benefícios da nossa especialidade:

  • Pelos caem. Os resultados da depilação a laser já podem ser vistos poucos dias após a primeira sessão.
  • Ganhe tempo. Com a depilação a laser você agiliza os seus dias, afinal, vicie não precisará mais usar a lâmina várias vezes no mês. Após a sessão, todas as outras áreas do seu corpo podem receber o laser. Além disso, os pelos crescem de forma muito mais lenta, assim você não precisa mais se preocupar em aparar seus pelos, deixando esta parte somente para as vésperas da próxima sessão. 
  • Pele macia. Eliminando o uso de lâminas ou ceras, sua pele fica mais saudável, evitando assim o surgimento de inflamações, irritações, escurecimento de algumas regiões e o aparecimento de foliculite.
  • Custo benefício ideal. Embora os valores da depilação a laser sejam mais altos do que os métodos tradicionais, o resultado acaba sendo mais compensador. Com apenas 10 sessões você te um resultado muito mais satisfatório e muito mais duradouro. Apesar dos métodos convencionais serem mais baratos, a frequência de sessões é constante, o que acaba por gerar muito mais gastos em um período longo. 
  • Bem mais seguro. Nossos profissionais são altamente qualificados pela Universidade do Laser, onde passam por um rigoroso treinamento com mais de 100 horas antes de colocar o método em prática.
  • O meio ambiente agradece. Sem descarte de lixo ou materiais nocivos, nossa prática é muito mais sustentável.

Cuidados antes e depois da depilação

A melhor maneira de eliminar pelos do seu corpo é a depilação a laser porque a tecnologia permite remover os pelos de maneira duradoura. 

Porém, mesmo com todas as vantagens da eliminação dos pelos, é necessário ter cuidados antes e depois da aplicação, tudo para que sua pele continue saudável.

Abaixo, separamos algumas dicas bem simples e importantes para continuar com a pele macia e livre dos pelos:

  • Não tome sol (no mínimo) 30 dias antes de cada sessão e nos 7 dias seguintes após a aplicação. Isso evita manchas e queimaduras na pele.
  • Use protetor solar diariamente em todas as áreas do corpo que ficam expostas ao sol. 
  • Na hora de aplicar o laser, os pelos devem estar aparados, com apenas uma pontinha pra fora da pele. Não use métodos depilatórios que arranquem o pelo pela raiz durante (pinça, cera e a maquininha que arranca o pelo). O ideal é usar lâmina, creme depilatório ou maquininha de aparar pelos, mas que mantenha a sua raiz.
  • Vista roupas leves no dia. Elas evitam atrito com a pele.
  • Hidrate a pele. É fundamental durante todo o tratamento de depilação a laser. Use creme hidratante constantemente, não à toa, a Espaçolaser possui produtos com ação hidratante, calmante e cicatrizante, todos feito para hidratar sua pele
  • Beba muita água. Sua pele e seu corpo agradecem.
  • Nossas especialistas do laser fazem uma avaliação da pele e do pelo antes das sessões para ver se estão aptos para a aplicação. O ideal é ter a pele e o pelo em boas condições para aplicar o laser.

Conclusão

Seguindo todos estes passos e dicas que descrevemos aqui, a foliculite será evitada e, assim, sua pele ficará sempre mais saudável, bonita e pronta para receber as aplicações a laser que assim desejar.

Além de oferecer a tecnologia mais avançada para eliminar os pelos dos homens, possuímos unidades em todo o país, sendo muito fácil encontrar uma Espaçolaser pertinho de você. E na hora de agendar as sessões, é só utilizar o aplicativo da Espaçolaser, disponível para Android e iOS.

Se você ainda não testou a depilação a laser da Espaçolaser, garanta 3 sessões gratuitas para áreas selecionadas (válido para novos clientes). Se tiver dúvidas sobre o método e nossos pacotes, fale conosco pelo WhatsApp ou chat

goBack

Cadastre-se e receba nossas novidades por e-mail.