Como os fototipos influenciam na depilação?

03/10/2022 Publicado por: Marketing Espaçolaser

Cada pele tem uma necessidade e uma proteção diferente da outra. Além disso, tem até um fototipo diferente. Mas o que é exatamente um fototipo? E como ele influencia na depilação?

No post de hoje, vamos falar sobre os fototipos na depilação a laser!

O QUE É FOTOTIPO?

O fototipo é uma escala numérica de classificação dos tons de pele de acordo com suas respostas à exposição solar: se a pele queima com facilidade ou se tem tendência a bronzear. 

Os fototipos são classificados de 1 a 6, sendo a primeira aquela pele mais clara, com raríssima presença de melanina, que queima facilmente e nunca bronzeia; e a última, a mais escura, com muita concentração de melanina, que bronzeia facilmente e nunca queima.

Esses 6 fototipos variam de acordo com a quantidade de melanina de cada pessoa, o que significa que cada pele tem uma capacidade diferente, ou seja, a capacidade de bronzear (ganhar tonalidade dourada) e a capacidade de queimar (vermelhidão) quando você se expõe muito ao sol. 

Quer conhecer cada uma delas? Vamos lá!

Fototipo 1: extremamente branca

É a pele clara e, muitas vezes, têm sardas. Este fototipo nunca se bronzeia, apenas se queima porque é extremamente sensível à radiação solar. Para o fototipo 1, a proteção ao sol deve ser a maior.

Fototipo 2: branca

Aqui também é uma pele clara, mas levemente mais escura que a pele extremamente branca. Os tons de olhos e cabelo também caracterizam os tipos. No fototipo 1, os pelos normalmente são loiros ou ruivos, mas no número 2, são comumente castanhos. Mesmo sendo uma pele sensível ao sol, bronzeia-se muito lentamente. Requer os mesmos cuidados do anterior.

Fototipo 3: morena clara

Essa é uma pele um pouco mais escura e tem uma certa resistência ao sol. Possui sensibilidade, mas consegue se bronzear com alguma facilidade. Mas, sem proteção, se queima facilmente.

Fototipo 4: média

Aqui temos um tom de pele castanho claro e mais resistente aos impactos dos raios UV. Por isso, se bronzeia facilmente e se queima muito pouco (tem sensibilidade ao sol, mas é mínima).

Fototipo 5: morena escura

Esse fototipo corresponde à pele típica de pessoas negras claras. Raramente se queimam e ficam com um belo bronzeado. Pouco sensíveis ao sol, porém, continua sendo necessário o uso do protetor solar. 

Fototipo 6: negra

O fototipo 6 é o da pele negra, completamente pigmentada. Por isso, ela possui uma proteção natural aos raios solares porque produz mais melanina. Tem fibras de colágeno mais resistentes e glândulas sebáceas maiores, deixando a pele mais oleosa. Mesmo sendo mais resistentes ao sol, essa pele também precisa de proteção solar para evitar câncer de pele ou envelhecimento precoce.

A IMPORTÂNCIA DO FOTOTIPO NA DEPILAÇÃO A LASER

A classificação e identificação do fototipo é muito importante e deve ser feita por uma especialista técnica porque só então será definida qual a melhor tecnologia para cada pessoa, se laser de Alexandrite ou ND: YAG.

O laser de Alexandrite é indicado para os fototipos de 1 a 4 - às vezes, para o 5 também, mas com ressalvas. 

Já o laser de ND:YAG é indicado para os fototipos 5 e 6, já que ele atua de maneira mais profunda nos peles, proporcionando excelentes resultados com muita segurança.

TIPOS DE LASERS NA DEPILAÇÃO

A tecnologia de hoje permite que a depilação a laser seja feita em qualquer fototipo de pele, mas para que tudo corra dentro do padrão, é necessário conhecer os tipos de laser que são utilizados nesta prática.

LASER DE RUBI

É muito superficial e já foi usado em larga escala há muito tempo, inclusive, já é considerado ultrapassado pelo mercado. Mas, para remoção de tatuagem é a tecnologia que melhor atende. O rubi que gera esse laser acaba não sendo muito utilizado para depilação a laser por ser limitado apenas às peles claras e não tem boa ação na cauterização de pelos terminais, por isso funciona melhor nos finos que têm pouco pigmento.

LASER DE DIODO

Este laser emite um feixe de luz que é absorvido pela melanina, logo após o disparo. Por apresentar pouca difusão ao longo do trajeto até o bulbo capilar, essa tecnologia é capaz de ir mais fundo na raiz, e, por vezes, as sessões podem se tornar um pouco incômodas. Como ele é atraído por melanina, não é tão eficaz em pelos brancos, loiros ou ruivos.

No laser de diodo é comum usar gel, pois a forma de aplicação que é predominantemente em varredura, requer que a ponteira deslize sobre a pele de maneira rápida e repetida, o que torna a aplicação não tão precisa.

ALEXANDRITE

O laser Alexandrite atua de acordo com a cor do pelo - quanto mais melanina tiver, maior o porcentual de energia que percorrerá todo o fio até a raiz. O laser emite um feixe de luz de grande intensidade que, ao chegar no bulbo capilar, cauteriza a origem do pelo e garante que ele não volte a crescer. Pelos escuros e grossos dão maior resultado. 

Ele não tem efeito em pelos brancos, loiros ou ruivos. Na hora da avaliação do cliente, a especialista técnica avalia o fototipo, cor e espessura dos pelos da área a ser depilada para entender qual tecnologia será utilizada. É o mais utilizado pela Espaçolaser, pois garante a rapidez da sessão e é muito eficiente porque tem maior afinidade por melanina comparado aos outros tipos. A aplicação não precisa de gel pois não é por varredura, o que permite uma aplicação pontual, prática e precisa.

ND:YAG

O ND:YAG tem atração pela melanina e identifica o pelo através do seu contraste com a pele para atingir sua raiz. É extremamente seletivo, pois tem maior comprimento de onda, que atua na melanina mais profunda, como a que fica dentro do bulbo capilar. Ela passa pela melanina superficial da pele sem risco algum.

É ideal para fototipos mais altos, que extrai os pelos de peles negras com segurança e eficiência, protegendo mais a pele e oferecendo um resultado melhor. Ele também não remove pelos brancos, loiros ou ruivos.

QUAL O LASER IDEAL PARA SUA PELE?

Na Espaçolaser, indicamos uma avaliação com as nossas especialistas do laser para avaliar qual a tonalidade da sua pele e saber qual laser usar: Alexandrite ou ND:YAG. 

É fundamental fazer uma avaliação para obter o melhor do procedimento e, por fim, alcançar os melhores resultados. Caso tenha alguma dúvida sobre o tratamento, você pode perguntar diretamente à especialista do laser que estará atendendo você.

CONCLUSÃO

Agora que você já conhece um pouco sobre os fototipos para cada tom de pele e as tecnologias dos lasers utilizados para a depilação, faça já a sua! 

A depilação a laser, o método mais duradouro e fantástico para se livrar dos pelinhos, pode ser uma realidade para você: escolha um de nossos pacotes aqui pelo site ou fale conosco pelo Whatsapp ou Chat. Ainda na dúvida se deve comprar ou não? Aproveite 3 sessões gratuitas em uma das áreas: axilas, faixa de barba, nuca ou buço.

Na hora de agendar as sessões, basta utilizar o APP da Espaçolaser, disponível nas lojas de aplicativo. Você adquire seu tratamento online, com toda comodidade e realiza as sessões na unidade Espaçolaser de sua preferência, em qualquer parte do país.

Voltar

Cadastre-se e receba nossas novidades por e-mail.